2 de outubro de 2010

LEITE EM PÓ

COMO É FEITO O LEITE EM PÓ ?


O Leite em pó  é uma forma  moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as  proteínas do produto.
Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.
De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.
1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.

Leite em Pó Instantâneo, Industrialização

O leite em pó é um derivado do leite natural, que permite uma longevidade aumentada e mantém o mesmo valor nutritivo do leite líquido. É uma forma moderna de consumo pois, o produto não necessita de refrigeração, pois a baixa umidade, em torno de 3,5%, inibe o desenvolvimento de microorganismos. Depois de aberto, o produto pode ser armazenado por até 30 dias, em recipiente com tampa, para evitar que o produto se altere, escureça ou resseque. O prazo de validade da lata fechada é de 1 ano. O leite em pó contém os seguintes nutrientes: proteínas, gorduras, carboidratos, enxofre, fósforo, cálcio, cobre, manganês, iodo, cloro, sódio, potássio, magnésio, zinco, vitaminas A, C e do Complexo B, sendo, pois, um dos alimentos mais completos que se conhece.

 O processo de industrialização consiste na secagem do leite comum. As fases de fabricação¹ do leite em pó são: 

Resfriamento e estocagem: Todo o leite recebido é resfriado a uma temperatura que varia de 3°C a 5°C em silos isotérmicos de aço inox, até que seja enviado ao processo de fabricação.

  • Padronização e pasteurização: a padronização se dá no teor de gordura, assegurando a composição nutricional adequada ao produto final. Em seguida, o leite é pré-aquecido e pasteurizado a 75ºC, durante 15 segundos, sendo, então, estocado nos silos a uma temperatura que varia de 5ºC a 7ºC. Com a pasteurização, eliminam-se os microorganismos que podem deteriorar o produto e causar doenças ao homem.
  • Mistura de ingredientes: Para o leite em pó instantâneo, além das vitaminas, é adicionada a lecitina de soja, cuja ação emulsionante tem a finalidade de facilitar a dissolução do produto no momento do seu uso.
  • Concentração: O leite concentrado passa por um aquecedor tubular e vai para o conjunto de concentrador de 3 efeitos a vácuo. Nesse momento, ocorre a evaporação de parte da água do leite. O leite possui, em média, 87% de água e, após este processo, essa quantidade fica em torno de 57%. Com isso, evaporam-se a água do leite a uma temperatura de 75ºC, evitando, desta forma, danos ao valor nutricional do produto final.
  • Secagem: O leite concentrado a 43% de sólidos é então bombeado a uma torre de secagem, onde é pulverizado em seu interior contra um fluxo de ar quente a 175ºC. O ar quente, ao entrar em contato com o leite pulverizado, absorve toda a umidade do mesmo, e o pó cai, em forma de partículas, no fundo da câmara de secagem.
  • Separação ar/pó: Para efetuar a retirada do ar é utilizado um sistema de exaustores, que força o ar e o pó a passarem em um equipamento denominado "ciclone" onde, por força centrífuga, ocorre a eliminação do ar no ambiente e o leite em pó é enviado a um sistema de peneiras, para retenção de partículas indesejadas. Posteriormente, o leite em pó é estocado em silos.
  • Instantaneização: Na fabricação do leite em pó instantâneo, o pó proveniente da câmara e dos ciclones é encaminhado para os vibros fluidizadores. Nesta etapa é feita a adição da lecitina de soja. Este processo torna o produto mais granulado, o que, juntamente com a lecitina, facilita sua dissolução na água.
  • Envase: O envase é feito por máquinas dosadoras automáticas, sem nenhum contato manual, em embalagens que podem ser latas de folha de flandres, sacos de poliéster metalizado ou multifoliado.¹(as fases de fabricação do leite em pó foi extraído do site da fábrica de leite Itambé. www.itambe.com.br

********************************************* 

- Achei na net e resolvi postar aqui, acho curioso porecesso de desidratação do leite, lembro que quando criança eu falava muito que leite em pó era colocado no congelador e depois raspado.(Risos)
- Eu particularmente prefiro leite em pó, não sou de beber muito leite mesmo sabendo que poderei ter sérios problemas no ossos na velhice, mas é o que tem pra hoje.




Nenhum comentário: