14 de janeiro de 2015

" Oui, je suis Charlie "




Não se fala em outra coisa há uma semana, atentado em Paris levou quase 4 milhões de pessoas às ruas na França, em manifesto de repúdio ao atentado que vitimou 17 pessoas em um ato simbólico de união e solidariedade com o país ergueram a bandeira e levantamos a hashtag " Je suis Charlie ", pois embora o humor seja pesado, ou qualquer outro adjetivo que queiram atribuir, nada justifica um atentado, nada justifica o que houve, pra mim falsos moralistas empregam seus discursos sobre discriminação e perseguição, preconceito ou qualquer outro motivo para exibirem suas opiniões, não levando em conta que pessoas foram mortas, que isso mobilizou todo um país e a Europa, seres que não se cansam de tentar estar no centro das atenções, é uma lástima.

Penso que milhares de pessoas morrem massacradas em diversas partes do mundo e não há tanta notoriedade, no caso de Paris tudo teve maior repercussão pois se tratava de cartunistas, pessoas famosas, mas que são pessoas, e por isso partiu o coração o atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo. 

Me comoveu não só por gostar em especial desse país, por pretender viajar ou o fato de que estudo o idioma deles, me atingiu violentamente não por serem franceses, mas por serem humanos, assim como me comove a morte de pessoas na África, No Rio de Janeiro ou na minha cidade, a morte nunca é bem-vinda.

Não havia postado ainda esse ano, demorei um pouco pra postar novamente, pensei e até elaborei algo breve para o final do ano, mas a falta de tempo me impediu, 2014 encerrou-se de forma triste pois um poeta cearense, Mário Gomes faleceu no último dia do ano, o tinha visto dias antes possivelmente alcoolizado no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, isso foi bem triste, mas era de se esperar, ele vivia à margem de si mesmo, li a notícia com pesar. 

Sei de minha ausência, eu mais do que ninguém sei o quanto ausentei-me de muitas coisas, me faço presente onde realmente desejo estar, foi meu tratado comigo mesma ano passado e que esse ano o cumprirei ainda mais, nada de saídas meia-boca, nada de eventos sem-graça, nada de pessoas fúteis, nada de festas desinteressantes, nada de companhias desnecessárias, vivendo deliciosamente, compartilhando de momentos incríveis ao lado de seres iluminados, ninguém precisa sair com ninguém por pena, ninguém precisa e eu não sou obrigada, agradeço todos os dias por alguém ter voltado e ter mostrado o quanto posso aproveitar cada segundo, cada pessoa, cada lugar, por tudo que aconteceu ano passado, sinto como se tivesse alcançado a plenitude, vivo com alma leve, eles sabem bem do que falo. s2


2014 foi bem decisivo, diria que último semestre foi de puro aprendizado, 2015 vai ser mais badalo. rs

Só quero que a vida seja mansa !!! ( kkk )


Beijos de café. 

Roberta Sâmya. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu orgulho! Parabéns pelas sábias palavras. ^^