No Brasil o mês do amor é junho. Mas no resto do mundo, é no Valentine’s Day, dia 14 de fevereiro.
O que é o dia dos namorados? Como surgiu? Quais suas tradições? Como comemorar?
Nesse texto você encontrará as respostas e entenderá um pouco melhor o verdadeiro significado do dia 12 de junho. Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
(Templo do Cupido - Centro - Fortaleza/Ce)
No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho.
<3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3
Dia dos namorados pra mim ...
Dia da celebração do amor, dia para comemorar o fato de estar junto, presentear quem você gosta o suficiente para ter um relacionamento, festejar o fato de pertencer um ao outro.
Não que nos demais dias não façamos ou não comemoramos, mas a simbologia da data tem um significado, embora sejamos românticos, apaixonados e até demonstramos tais sentimentos, a vida corre tão rápido que perdemos certos momentos de apreciação e diante dessa data lembramos o quão importante é a gentileza e carinho. Todo casal tem o aniversário de namoro/casamento e em alguns casos é comemorado todo mês ou anualmente, de acordo com a atenção e tempo em que estão juntos e adquiriram certos costumes à dois.
Mas fora toda essa sentimentalidade há o valor para o mercado, considerando que o mês de Junho é um mês festivo, onde há um aumento na compra e venda de determinados materiais, em nossa região é acrescentado o tema em festas, a culinária local lucra com a cultura da comida típica de tal evento. Considerando o fator: Nem todos gostam de quadrilha e não acompanham o ritmo junino por ausência de interesse. O que deixa claro que precisaríamos de uma data que abrangesse mais, tornando o fato de que uma grande maioria está em um relacionamento tornou essa data um sucesso em vendas, campanhas publicitárias, o comércio lucra absurdamente usando o melhor slogan do mundo que é " Amar ", o amor é a base de tudo, devemos comprar, comprar e comprar tudo para que possamos provar este sentimento.
E as pessoas que não estão namorando ? Pois é, estas sentem-se chateadas, naturalmente já que o mundo respira por um dia a cor vermelho, os corações estampados em todos os lugares e blá blá...
Paciência , gente! Amanhã é dia do Turista, então deixe pra sair na quarta-feira, não se importe de assistir um filme com amigos solteiros que nem você, se realmente não se sentir legal compre um presente, chocolates,jante fora, faça o que você gosta e curta o dia que também é seu, já que todos namoramos alguém ou algo.
Beijos pra quem ama/é amado. ;*
Nenhum comentário:
Postar um comentário