30 de setembro de 2010

Amizade sem trato - Martha Medeiros

( D <3 )

Dei pra me emocionar cada vez que falo dos amigos. Deve ser a idade, dizem que a gente fica mais sentimental. Mas é fato: quando penso no que tenho de mais valioso, os amigos aparecem em pé de igualdade com o resto da família. E quando ouço pessoas dizendo que amigo, mas amigo meeeesmo, a gente só tem dois ou três, empino o peito e fico até meio besta de tanto orgulho: eu tenho muito mais do que dois ou três. São uma cambada. Não é privilégio meu, qualquer pessoa poderia ter tantos assim, mas quem se dedica?Fulano é meu amigo, Sicrana é minha amiga. É nada. São conhecidos. Gente que cumprimentamos na rua, falamos rapidamente numa festa, de repente sabemos até de uma fofoca sobre eles, mas amigos? Nem perto. Alguns até chegaram a ser, mas não são mais por absoluta falta de cuidado de ambas as partes.Amizade não é só empatia, é cultivo. Exige tempo, disposição. E o mais importante: o carinho não precisa - nem deve - vir acompanhado de um motivo.As pessoas se falam basicamente nos aniversários, no Natal ou para pedir um favor - tem que haver alguma razão prática ou festiva para fazer contato. Pois para saber a diferença entre um amigo ocasional e um amigo de verdade, basta tirar a razão de cena. VOcê não precisa de uma razão. Basta sentir a falta da pessoa. E, estando juntos, tratarem-se bem.Difícil exemplificar o que é tratar bem. Se são amigos mesmo, não precisam nem falar, podem caminhar lado a lado em silêncio. Não é preciso trocar elogios constantes, podem até pegar no pé um do outro, delicadamente. Não é preciso manifestações constantes de carinho, podem dizer verdades duras, às vezes elas são necessárias. Mas há sempre algo sublime no ar entre dois amigos de verdade. Talvez respeito seja a palavra. Afeto, certamente. Cumplicidade? Mais do que cumplicidade. Sintonia?Acho que é amor. Só mesmo amando para você confiar a ele o seu próprio inferno. E para não invejarem as vitórias um do outro. Por amor, você empresta suas coisas, dá o seu tempo, é honesto nas suas respostas, cuida para não ofender, abraça causas que não são suas, entra numas roubadas, compreende alguns sumiços - mas liga quando o sumiço é exagerado. Tudo isso é amizade com trato. Se amigos assim entraram na sua vida, não deixe que sumam.Porém, a maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos de manutenção. Acha que amizade é algo que vem pronto e que é da sua natureza ser constante, sem precisar que a gente dê uma mãozinha. E aí um dia abrimos a mãozinha e não conseguimos contar nos dedos nem dois amigos pra valer. E ainda argumentamos que a solidão é um sintoma destes dias de hoje, tão emergenciais, tão individualistas. Nada disso. A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso.

***********************************

- Ahhh gente, esse texto é MUITO BOM, e fala de algo tão fundamental, aquelas pessoas do coração grande que nos acolhem nos melhores e piores momentos.
São eles que dão força quando nos sentimos extremamente fracos para seguir.
E quando tudo parece perdido eles nos fazem encontrar algum sentido, uma luz, um abrigo.
Quem não tem um verdadeiro amigo não sabe o que tem, pois pra mim não ter um amigo é pior que ter inimigo, pois do inimigo posso cuidar mas sem um amigo é mais difícil viver.
Eu quero aquele alguém do meu lado, sorrindo ou calado, triste, acanhado, divertido ou chato, apenas quero muito tê-lo.
Não precisa ser bonito, nem engraçado ou rico mas se puder ser, sinceramente agradeço *brincadeira*
Ele pode ser ELA, ele pode ser alto, pode ser magro, gordo, negro ou claro.
Espero vê-lo sempre, cada dia, mesmo que rápido.
Espero abraçar na nostalgia, ou simplesmente num encontro por acaso.
Pode ele/ela ser gay, hétero, traveco ou muito macho, patricinha, emo, gótico, normal ou abestado.
Pode ser lerdo, ágil, forte, fraco, bonito, desdentado, fofo ou até mesmo tarado.
Pode ser de Libra, Câncer ou Sagitário, pois o signo é apenas o que suponho saber sobre esse ser tão iluminado.
Amigo de muitos anos, de um mês ou do minuto passado.
Não importa pra mim se é Contador, estudante ou desempregado,se ele mora na outra rua, em outra cidade  ou quem sabe outro estado.
Se é fã da Britney, Biquini, Restart ou Zezé di Camargo.
Não me importa QUEM, nem COMO, nem ONDE....
Eu só quero que aceite se sentir amado.


Acho que deu pra entender o quão importante  são todos vocês...
Não tô afim de citar nomes, que grande parte são enciumados então preferi fazer diferente...


> pra vc: que do nada bato na sua porta, te dou um abraço apertado...
> pra vc: que marco uma praia até nos dias nublados...rsrs
> pra vc: que chamo pra ir no shopping aos domingos, mesmo não gostando de shopping lotado...rsrs
> pra vc: que mora um pouco longe, ou até mesmo muito longe, mas saiba que meu amor tem alcançado.
> pra vc: que eu nem vejo, mas é como se estivesse do lado.
> pra vc: que eu já escrevi cartas ou até mesmo bilhetes rabiscados. 
> pra vc:  que me acompanhou a lugares que eu jamais fui e tornou meu dia menos solitário.
> pra vc: que eu reclamei da vida, falei o que em mim tava esgasgado.
> pra vc: que brincou comigo num parque, na rua ou até mesmo de baralho.rsrs
> pra vc: que há tempos eu marco um encontro e no dia dá errado.

 Esse post é pra vc, que eu amo e considero pra... *ahauahahauha*



Adoraria deveras que todos estivessem onnline lendo, mas espero que todos um dia leiam essa mensagem.




2 comentários:

Dayana Queiroz disse...

Euuuuuu ameeeiii... Lindas palavras, palavras que eu tive o privilégio de ler muitas vezes, pessoa que escolhe os melhores textos e depois faz um complemento final que nos deixa sem palavras do mesmo... É muito bom ter verdadeiros amigos e melhor ainda saber que somos amados por eles!
*T.A* and *INFINIT*

Unknown disse...

Fiquei absolutamente, indissoluvelmente e profundissimamente comovido com esse texto. Você é muito boa, Roberta. Seja com as palavras ou com gestos silenciosos, você é capaz de conquistar qualquer um.

Te amo (e obrigado pela referência aos cancerianos xD)