17 de dezembro de 2010

R E L I G I Ã O





R  E  L  I G I Ã O
 









EM BUSCA DA TRANSCENDÊNCIA

O QUE É RELIGIÃO? QUAL A DIFERENÇA DE SEITA?

MITOLOGIA É RELIGIÃO? O QUE É HERESIA?




RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
Sendo assim o hábito, geralmente por parte de grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita, não têm apoio na definição do termo. SEITA, derivado da palavra latina "Secta", nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como tal também é religião.
HERESIA é outro termo mal compreendido. Significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante. Sendo assim o Cristianismo foi uma Heresia Judáica assim como o Protestantismo uma Heresia Católica, ou o Budismo uma Heresia Hinduísta.
A MITOLOGIA é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não há religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.
MÍSTICA pode ser entendida como qualquer coisa que diga respeito a um plano sobre material. Um "Mistério".


 “ O que é Religião” ?

        A religião é um dos assuntos mais polêmicos. Para podermos entender iremos dividi-la em vários aspectos.


“ Definição ”

        A religião é uma das atividades mais universais conhecidas pela humanidade, sendo praticada por todas as culturas desde o início dos tempos.  Por exemplo, as africanas, onde teve como seu fundador Kam, um dos filhos de Noé.
            Contudo, não há uma definição de religião universalmente aceita, até hoje. A religião parece ter surgido do desejo de encontrar um significado e propósito definitivos para a vida, geralmente centrado na crença e ritual à um ser (ou seres) sobrenatural. Também existe a exploração comercial, tendo como símbolo o nome de religião, que nos dias de hoje é comum. Na maioria das religiões, os devotos tentam honrar e/ou influenciar seu deus ou deuses através de preces, sacrifícios e a sacralização de animais ou comportamento correto. 
            Também, surge a pergunta a respeito do que pode ser incluído no que chamamos de religião. Por exemplo: Podemos chamar o marxismo – leninismo; o fanatismo e o radicalismo partidário político de religião, ou humanismo (a crença na humanidade e na razão no lugar de um ou vários deuses)?  Algumas pessoas poderiam incluir tais crenças em uma definição moderna de religião como “qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta”; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou seres) deus (ou deuses) sobrenatural ou máximo. Portanto, é melhor descrevê-las como ideologias e não religiões, embora possam compartilhar muitas das características da religião. 
          Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de facto muito diferentes entre si. Porém ainda assim é possível estabelecer uma característica em comum entre todas elas. É facto que toda religião possui um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente envolvendo divindades, deuses e demónios. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maior parte crê na vida após a morte.

Número de adeptos por Religião 
(Segundo Gordon Conwell Theological Seminary)


  • Cristianismo: 2200 milhões
  • Islão: 1449 milhões
  • Hinduísmo: 913 milhões
  • Sem religião: 773 milhões
  • Religiões tradicionais chinesas: 388 milhões
  • Budismo: 387 milhões
  • Religiões Etnicas : 266 milhões
  • Ateismo: 148 milhões
  • Novas Religiões: 106 milhões
  • Sikhismo: 23 milhões
  • Judaísmo: 15 milhões


Tolerância religiosa no Brasil

(Refere-se à atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua. Respeito.)

Segundo a Constituição brasileira, no Art. 5º, inciso VI - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias ,e a aceitação dos diferentes tipos de religião existente no mundo e na sociedade.
O Código Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: "Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto do time religioso.

- Teísmo -

Teísmo (do grego Théos, "Deus") é uma crença na existência de Deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um supremo. Teísmo não é religião, pois não se trata de um sistema de costumes, rituais e não possui sacerdotes ou uma instituição. Teísmo é apenas o nome para classificar a opinião segundo a qual existe ou existem deuses. Algumas religiões são teístas, outras são deístas, panteístas, etc. Então, podemos dividir o Teísmo em:
  • Monoteísmo : crença em um só Deus.
  • Politeísmo: crença em vários deuses
  • Henoteísmo: crença em vários deuses, mas com um supremo a todos.

Esta é uma lista de todas as Religiões  e tradições espirituais

Abraâmico

Não-abraâmico

    Neopaganismo
Não-Teísmo






" O ATEÍSMO "


O Ateísmo é a ausência de crença em qualquer tipo de deus, muitas vezes se contrapondo às religiões teístas. Agnosticismo é a postura filosófica que afirma ser impossível saber racionalmente sobre a existência ou inexistência de deuses e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou contrárias.
O termo ateísmo foi originado do grego ἄθεος (atheos), e era aplicado a qualquer pessoa que não acreditava em deuses, ou que participava de doutrinas em conflito com as religiões  estabelecidas.

" O Agnosticismo  "


As bases filosóficas do agnosticismo foram assentadas no século XVIII por Immanuel Kant e David Hume, porém só no século XIX é que o termo agnosticismo seria formulado. Seu autor foi o biólogo britânico Thomas Henry Huxley numa reunião da Sociedade Metafísica, em 1876. Ele definiu o agnóstico como alguém que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior ( Deus ) não foi nem nunca será resolvida.

Etimologia

"Agnosticismo" derivou-se da palavra grega "agnostos", formada com o prefixo de privação (ou de negação) "a-" anteposto a "gnostos" (conhecimento). "Gnostos" provinha da raiz pré-histórica "gno-",que se aplicava à idéia de "saber" e que está presente em numerosos vocábulos da língua portuguesa, tais como cognição, cognitivo, ignorar, ignoto, ignorância, entre outros.

Uso

Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo. Isso é estritamente incorreto pois teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.
Alguém que admita ser impossível ter o conhecimento objetivo sobre a questão — portanto agnóstico — pode com base nisso não ver motivos para crer em qualquer deus ( ateísmo fraco), ou pode, apesar disso, ainda crer em algum deus por fé ( fideísmo). Nesse caso pode ser ainda um teísta, caso acredite em conceitos sobrenaturais como propostos por alguma religião ou revelação, ou um deísta, caso acredite na existência de algo consideravelmente mais vago.



" Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente."
(Mário Quintana)

"Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo."
(Friedrich Nietzsche)

" A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."
(Pitágoras)

"Deus está em toda a parte, mas o homem somente o encontra onde o busca."(Textos Judaicos)

Quanto mais se discute Deus, menos somos levados a acreditar nele.
(Étienne Jodelle)

" Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão."
(Bob Marley)


*****************************

Sei que Religião é um assunto vasto e complexo porém tentei ressaltar artigos interessantes sobre, sabendo que faltaram diversas abordagens e aprofundamento nas religiões/seitas mas em outra oportunidade cito e exemplifico de uma melhor forma. Deixo bem claro que falo de religião, abordo tal assunto com liberdade, não defendendo nenhuma por não pertencer à nenhuma doutrina. 
Devemos respeitar a prática religiosa ou o ateísmo, pois cada um sabe qual ponto forte ou fraco de sua fé.






-BeijopraquemacreditaemDeusEpraQuemNão ;*


 

2 comentários:

Unknown disse...

XII
"Estou sozinha se penso que tu existes.
Não tenho dados de ti, nem tenho tua vizinhança.
E igualmente sozinha se tu não existes.
De que me adiantam
Poemas ou narrativas buscando

Aquilo, que se não é, não existe
Ou se existe, então se esconde
Em sumidouros e cimos, nomenclaturas

[...]

Estou sozinha, meu Deus, se te penso."
Hilda Hilst. In: Poemas malditos, gozosos e devotos. 1984.

robertasamyars disse...


Exatamente isso, Danilo.
Delicioso comentário!

Beijos solitários. rs