VIDEOGAME
A áurea má dos jogos é um tanto óbvia.
Como tudo o que gerar prazer no homem, o jogo também
pode se tornar uma compulsão, trazendo prejuízos
pessoais ao dependente, podendo culminar até em um quadro de ludopatia.
No entanto, o lado bom deles vem sido exaltado nas últimas décadas, principalmente
No entanto, o lado bom deles vem sido exaltado nas últimas décadas, principalmente
após vários estudos psicopedagógicos que retrataram a importância do jogo no desenvolvimento infantil.
Vídeo games já levaram a culpa por vários problemas, desde a obesidade até a agressividade, mas várias pesquisas relevam que alguns jogos podem, na realidade, fazer bem à sua saúde. Confira cinco características que podem ser melhoradas e se tornarem mais saudáveis com a ajuda dos vídeo games e ganhe mais pretextos para seus pais deixarem você ficar colado na poltrona.
Vídeo games já levaram a culpa por vários problemas, desde a obesidade até a agressividade, mas várias pesquisas relevam que alguns jogos podem, na realidade, fazer bem à sua saúde. Confira cinco características que podem ser melhoradas e se tornarem mais saudáveis com a ajuda dos vídeo games e ganhe mais pretextos para seus pais deixarem você ficar colado na poltrona.
5. VISÃO
Jogos de ação podem ajudar a aguçar a visão e até mesmo curar a ambilopia, conhecida como “olho preguiçoso”. Nesta condição, a visão de um olho é pior que a do outro, e o tratamento é muitas vezes feito com o uso de um tapa-olho. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que uma hora de vídeo game pode melhorar a visão tanto quanto 400 horas do uso de tapa-olhos. Além disso, um estudo da Universidade de Rochester (EUA) descobriu que jogos de tiro em primeira pessoa melhoram a visão ao aumentar a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos ao mesmo tempo.
4. CÉREBRO
Jogar Tetris, um dos mais antigos e mais populares vídeo games, pode aumentar a eficiência do cérebro. Pesquisadores de Albuquerque (EUA) realizaram os testes com 26 garotas adolescentes que jogaram Tetris durante 30 minutos diários durante três meses. O estudo descobriu que as jogadoras desenvolveram um córtex mais espesso que aquelas que não jogaram. Além disso, as áreas que ficaram mais grossas são aquelas que os cientistas acreditam estar ligadas à coordenação de informações visuais, táteis e auditivas.
3. EQUILÍBRIO
Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, testaram o vídeo game Wii em pacientes com doença de Parkinson. Depois de seis semanas de treinamento diário por 30 minutos com o Wii Fit, de exercícios físicos, e 15 minutos de Wii Sports, com esportes, os participantes do estudo melhoraram significativamente o equilíbrio. Os pesquisadores acreditam que treinamentos deste tipo podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais em pacientes com este problema.
2. BOA FORMA
Jogos como “Dance Dance Revolution” e “In The Groove” faziam a alegria de muitos adolescentes em shopping centers e em casa, sobre os tapetes apropriados para a dança. Agora, o Wii Fit permite que os jogadores realizem várias atividades físicas, como surf, boxe e danças sem nem sair de casa. Algumas academias já até integraram os vídeo games para as atividades físicas.
1. COORDENAÇÃO MOTORA
Pesquisas mostram que vídeo games podem aumentar a coordenação motora e a coordenação entre o olho e a mão. Um estudo realizado na Universidade de Iowa (EUA) mostra que jogar três horas semanais de vídeo games ajuda a cirurgiões terem menos erros em procedimentos pouco invasivos. Os jogos também ajudaram os médicos a realizar os procedimentos mais rapidamente.
[Fonte: CNN
Os pesquisadores observaram que noventa e cinco por cento dos gamers não se enquadram como problemáticos. Isso significa que interfere com nenhum efeito negativo na saúde, ou nos estudos. Não estimula ao consumo de drogas, alcool e cigarro. Pelo contrário, a probabilidade dentre os jogadores é menor.
Os jogos têm finalidade de nos ajudar na adaptação à realidade, além de facilitar sobremaneira o aprendizado, o comportamento cognitivo”. Afirma o semioticista tcheco Ivan Bystrina.
CURIOSIDADE SOBRE VIDEOGAME
Os videogames têm sido usados até para reduzir a violência. No estado americano de Oregon, presidiários com bom comportamento ganham um videogame simples, com 50 jogos, medida que diminuiu bastante o número de brigas nos últimos três anos. Na Austrália, está provado que videogames diminuem o estresse de crianças em hospitais e reduzem o tempo de internação. Até a ONU chegou a criar um jogo, cujas cópias baixadas pela internet já ultrapassam 1 milhão. O objetivo do game não poderia ser mais altruísta: levar alimentos para populações famintas.
Assim como qualquer coisa, o uso abusivo do videogame causa danos a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário